domingo, 5 de agosto de 2012

VOCÊ CONHECE A FUNDAÇÃO GRAMAXO DE OLIVEIRA

Quem de direito explicou aos portugueses qual o tamanho e o valor do formigueiros das Fundações existentes. Por nós, que há mais de 12 anos, tentamos saber algo sobre a existência da Fundação Gramaxo de Oliveira, oriundo da doação patrimonial de Irene Gramaxo de Oliveira (à vista três edifícios na rua de Brito Capelo e uma capela no cemitério de Leça da Palmeira), desconhecendo-se outros valores. A ditosa senhora fez a doação para que se aplicasse numa Fundação para acudir e proteger idosos, segundo documentos existentes e que temos em nosso poder fotocópias dos mesmos, visto sermos amigos de familiares.
Nunca tivemos resposta às nossas iniciativas, sobretudo no extinto jornal "Matosinhos Hoje". Melhor, tivemos reacções intempestivas por parte do administrador vitalício e de um outro jornal que decidiu contradizer, sem o conseguir.
Recentemente, ao fim de muitos anos, foram feitas obras de beneficiação nos três edificios, pois os mesmos mostravam degradação, isto já depois de ter sido anunciada a abertura da Fundação, publicados anúncios, mas as portas ficaram fechadas.
Que se passa, então. A Câmara nada quis saber, a Santa Casa da Misericórdia muito menos, muito embora a lei permita a intervenção. Mas nada. É Matosinhos em todo o seu afastamento das suas gentes e das suas coisas.
Agora vem a classificação oficial da Fundação Gramaxo de Oliveira, no semanário "Expresso". E qual é? Está no grupo das piores. Trata-se duma boa classificação, já que não funcional.
E não é só Matosinhos, é Portugal no seu melhor...

Sem comentários:

Enviar um comentário